segunda-feira, 15 de setembro de 2008

COMO DOMINAR ASSUNTOS DIFÍCEIS

Textos espinhosos Não há um único estudante que jamais tenha em contrado um assunto difícil, que nunca tenha lido e relido um texto inúmeras vezes e até desistido de entendê-lo. Este poderia ser chamado de um assunto difícil. Como estudar matérias e temas tão complicados? Existe um modo de torná-los mais fáceis?
Vamos entender estas e outras questões importantes. A primeira coisa que você deve fazer ao estudar um assunto considerado difícil é dividi-lo em partes menores. É um método utilizado para ingerir, por exemplo, grandes alimentos: parti-los em pequenos pedaços.
Quando você lê um texto muito grande, deve estar atento ao cabeçalho. Observe também os subtítulos. Estes costumam dar uma idéia básica do conteúdo de cada parte do tema principal. Vejamos um exemplo:
Digamos que a matéria que você vai estudar é Organização Social e Política do Brasil. Ao iniciar a leitura do livro, você encontrará títulos e subtítulos.
Primeiro título encontrado: Organização social. Ao ler esse título, você fica sabendo que o texto que se segue a ele falará apenas sobre a organização social (não está incluída aí a organização política). Primeiro subtítulo encontrado no texto: Conceitos.
Conceitos são opiniões formadas sobre alguma coisa. Neste caso, o subtítulo indica que o texto que se segue trará diversas opiniões (conceitos) sobre o significado de organização social.
Segundo subtítulo: Tipos de sociedade. Creio não precisar tecer comentários mais extensos acerca deste subtítulo. Após observar a enumeração das formas de sociedade encontradas no Brasil, continuamos a leitura e encontramos um novo subtítulo: A pirâmide social brasileira.
Atento aos títulos e subtítulos, recorrendo ao mesmo assunto em outros livros ou enciclopédias, consultando a internet, você vai penetrando lenta e gradualmente na matéria. Ao dominar com segurança um tópico, passe ao seguinte. Repita-o mentalmente até ter a convicção de que o aprendeu e memorizou.
A digestão dos assuntos deverá ser feita aos poucos. Mastigue os assuntos com toda paciência, até ter certeza de que já os triturou suficientemente. Procedendo assim, você não terá dificuldades para ir avançando até o final.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
Sempre que possível, peça a um amigo para esclarecer dúvidas acerca de assuntos difíceis. Talvez um professor possa, em poucos minutos, explicar com clareza algo que você levaria semanas para entender. Quando o assunto for difícil, leia vários autores que falem sobre o mesmo tema. Em alguns casos, a linguagem torna complicados assuntos de fácil entendimento.
Divida o texto em pequenas etapas. Avance sem pressa, à medida que for dominando as pequenas partes. Esta é a maneira correta de estudar qualquer assunto, seja ele difícil ou não.
Tenha à mão um bom dicionário para tirar dúvidas quanto a palavras e expressões desconhecidas. A compreensão da linguagem facilita o entendimento das idéias. Procure captar a idéia central de cada tema. Descubra o que o autor está querendo provar ou mostrar. Todos os assuntos têm um objetivo. Descubra, tão logo quanto possa, as idéias-chave e memorize-as. Reserve um maior espaço de tempo aos temas complicados e intercale-os com os mais fáceis. Se você estudar duas matérias muito difíceis simultaneamente ou com pequeno intervalo de tempo entre elas, cansará a mente e baixará seu rendimento.
Copie de memória as idéias básicas dos temas estudados. Faça anotações principais como se estivesse explicando a alguém através de uma carta. Use suas próprias palavras para reforçar o que aprendeu. Não se esqueça de que uma idéia ou conhecimento antigo deve associar-se a novos onhecimentos. À medida que for estudando, faça encadeamentos e comparações mentais. Desse modo, você conseguirá fixar mais rapidamente aquilo que estudar.
Repita com mais freqüência o estudo dos temas que considerar difíceis. Sua memória terá de ser impregnada com mais repetições para que retenha duradouramente os conhecimentos adquiridos.
Faça muitas perguntas sobre o tema que considerar complicado. De posse de um questionário, você verá que não existe assunto difícil, mas sim assunto mal estudado. As perguntas são pequenos fragmentos da matéria. Memorizando perguntas e respostas, você terá dominado num piscar de olhos qualquer assunto, por mais intrincado que ele lhe pareça à primeira vista.