segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Exercícios para ativar a super-memória

EXERCÍCIO 1
Relaxar a mente antes de estudar
É como se você fosse buscar um espaço reservado na gaveta para guardar os assuntos que irá estudar. É necessário acalmar a mente, repousar o espírito das agitações, ansiedades, preocupações e tudo mais que possa intervir na sua capacidade retentiva.

1. Isole-se em um lugar sem ruídos, onde não possa ser interrompido.
2. Deite-se ou sente-se o mais relaxadamente possível. Se preferir deitar, que seja de costas voltadas
para o apoio, com os braços ao lado do corpo.
3. Feche os olhos para ajudar na concentração. Imagine que está olhando para o alto de sua cabeça.
4. Observe a sua respiração. Concentre-se no ar frio que entra em seus pulmões e perceba como esse mesmo ar sai quente. Perceba como seu estômago infla juntamente com os seus pulmões. Fique atento ao som de sua respiração. Respire o mais profundamente que puder.
5. Após alguns minutos de inteiro abandono e de ficar apenas observando a sua respiração, diga em voz baixa: relaxe, relaxe, relaxe. Ao dizer isso, sinta seu corpo inteiro relaxando por completo. Bastará você repetir essas palavras para seu corpo obedecer. Nas primeiras tentativas, pode ser que não ocorra relaxamento total; porém, com o passar dos dias, seu corpo obedecerá prontamente a estas sugestões.
6. Quando sentir que corpo e mente estão tranqüilos, calmos e relaxados, diga as seguintes frases,
procurando sentir a emoção do que elas representam na sua vida: Eu adoro aprender, minha mente aprende com eficiência e facilidade. Atingirei todos os meus objetivos. Tudo o quanto irei estudar agora ficará gravado em minha memória e poderei lembrar do que estudei quando desejar. Tenho
boa memória, aprendo com facilidade.
Algumas pessoas perguntam quanto tempo se deve ficar observando a respiração, repetindo relaxe, relaxe, relaxe, ou reiterando as sugestões. Digo-lhes que no máximo 20 minutos devem ser gastos em todo o exercício. Saiba aproveitar o seu tempo. As sugestões são importantes, mas não terão validade alguma se você não souber transformá-las em realidade, dedicando-se aos estudos.
Após se sentir confiante, logo que acabar o exercício, entregue-se à leitura dos assuntos do programa
estabelecido para o concurso e faça valer a sugestão que deu a si mesmo! Pense sempre nos benefícios que terá se for aprovado.
Veja-se sempre como um vencedor. Mantenha a imagem de si mesmo como a de alguém que já foi
aprovado, mas, enquanto o dia do concurso não chega, você deve estudar o máximo que puder. Faça disso uma verdadeira guerra de vida ou morte. Entregue-se ao prazer de estudar, sinta vontade de saber mais. É gostoso quando se abre um livro e se sabe tudo o que nele está escrito. É sensacional responder corretamente a qualquer pergunta que nos façam acerca de determinados assuntos. Ficamos com uma sensação de importância e superioridade gratificantes.

EXERCÍCIO 2
Relaxar a mente antes da prova Se você já participou de algum concurso, sabe como se sentiu antes de receber as provas, durante o recebimento e depois que começou a responder as questões. O nervosismo é evidente e a ansiedade, imensa. As mãos começam a transpirar. Alguns sentem distúrbios intestinais, outros têm acessos de tosse ou espirram terrivelmente. Alguns pigarreiam sem parar. Há aqueles que fumam como loucos. Poucos são os que se conservam calmos, tranqüilos e sorridentes de verdade (muitos sorriem de nervosismo).
O momento da prova é um momento sublime. É o instante em que você deve estar o mais tranqüilo possível, sem ansiedade, nervosismo ou afobação. É um momento tão importante que mereceu considerações especiais em um capítulo deste livro: O que você deve fazer antes, durante e depois das provas.Este exercício vai fazê-lo relaxar a tal ponto que será como se você estivesse realizando uma auto-hipnose. Sua mente trará à tona todas as respostas que você necessita. Vamos a ele.
1. Sente-se na posição correta de quem vai escrever ou assistir a uma aula. Feche os olhos (não se importe com as outras pessoas, elas pensarão que você está adormecendo).
2. Respire o mais profundamente que puder, iniciando por observar sua respiração. Faça isso sem pressa.
3. Repita mentalmente para si mesmo: relaxe, relaxe, relaxe. Sinta seu corpo tranqüilo e rapidamente você estará em estado alfa.
4. Repita para si mesmo, mentalmente: Terei as respostas certas para todas as perguntas. Lembrarei de tudo que preciso saber. Minha memória está alerta; minha mente, lúcida e tranqüila.
É bom que você tenha praticado inúmeras vezes o Exercício 1, pois assim terá condicionado sua mente a tal ponto que, no momento em que começar a dar as respostas, ficará surpreso de como se lembrará com facilidade do que estudou.
É importante lembrar que a memória (a sua, por exemplo) jamais poderá recuperar informações que não foram colocadas lá. É como ocorre com a gaveta: se você não guardou dentro dela um barbante azul, não adiantará vasculhá-la, pois lá não o encontrará. É fundamental que você leia todos os assuntos mencionados no programa. Alimente a sua memória com todas as coisas que você presume serão importantes para a prova. Releia dezenas de vezes os textos de difícil compreensão. Só assim os registrará em sua memória, e as chances de lembrar dos assuntos estudados será grande.
De nada valerão os exercícios se não houver dedicação, de sua parte, para estudar os assuntos do programa. De um modo geral, os exercícios visam a livrá-lo da ansiedade, do nervosismo, ou seja, dos bloqueios que impedem a aprendizagem.
Sempre que você for realizar uma tarefa que exija grande esforço de sua mente, faça alguns minutos de concentração. Recorde-se dos exercícios e repita as frases afirmativas. Não é necessário repetir aquelas que sugeri. Crie você mesmo novas frases que gerem em sua mente autoconfiança e entusiasmo. Essa é a maneira mais segura de aprender tudo o que você deseja.